20 Anos de Igreja Betesda

Aula da Escola bíblica dominical 12/09/2010

Jovens Betesda - JB

Vencendo o Ceticismo

Efésios 3: 14-21

Essa passagem nos mostra Paulo, “PHD” em espiritualidade bíblica e prática, abandonando toda sua condição de argumentação para o convencimento sobre as verdades do Evangelho; ele simplesmente se ajoelha e pede a Deus em oração pelos santos para que fundamentados no amor possam crescer na fé e no pleno conhecimento de Deus. Essa é a proposta final da vida cristã, que vivamos a nossa fé na pratica, embasados no amor pelo poder do Espírito Santo, servindo uns aos outros, ao ponto de até orarmos para que Deus conscientize a outros dessa vida que ele nos propõe.    

Alguém pode explicar a diferença entre um cético, um ateu e um crente?

Na prática, se você pergunta a um ateu se ele crê em ele responde não e te dá mil razões de tal afirmação. Um crente responde sim e te dá outras mil razões de sua fé. Já uma cético responderia “não sei, não tenho condições te responder tal questão”.
Isso ocorre com o cético pelo fato de ele não se interessar por essa questão espiritual, ele não nega e nem afirma a existência de Deus, na verdade ele não dá a mínima importância para Deus.

Ceticismo: Sistema filosófico segundo o qual o homem não pode atingir a verdade absoluta; doutrina dos que duvidam; estado de quem duvida de tudo.

Pensando nessas definição e afirmações será que podemos concluir que existem muitos crentes que podem ser definidos como céticos hoje em dia. (Na verdade, muitos já se denominam assim, como se tivessem alcançado um nível mais elevado de esclarecimento). Não talvez, por descrerem completamente em Deus, mais sim por não darem a mínima ao Criador. Pessoas que se acostumaram com o ambiente cristão e que até acham conveniente freqüentar a igreja, mas que não tem uma vida com Deus verdadeira, não conhecem na verdade o Deus a quem professam.

Isso nos faz considerar algumas passagens bíblicas:

(Mateus 7:21) –  Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
(Mateus 7:22) –  Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
(Apocalipse 3:14-16) – E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:  Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

Acredito que a tendência normal de crente que não pratica a sua fé seja essa mornidão  espiritual. O apostolo Paulo confirma isso quando descreve sua luta para ser “… Participante do evangelho.”

(I co 9: 22-27)
22     Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
23     E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.
24     Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
25     E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.
26     Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.
27     Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.

E como se pratica a fé?

Existem três exercícios básicos através dos quais desenvolvemos nossa fé:
1. dedicar tempo em busca de comunhão com Deus Através da oração;
2. Conhecer a fé pela leitura dedicada da Bíblia;
3. Compartilhar a fé em uma vida de comunhão e serviço no Corpo de Cristo.

Alguns desses exercícios demandam tempo, e na verdade não se fica em forma sem uma pratica contínua de exercícios,  mas podemos praticar um agora vamos dedicar um tempo agora em oração.

Betesda Anápolis - Igreja Betesda de Anápolis - Lugar da Misericórdia Divina
Rua D-18, Número 77 - Cidade Jardim
Anápolis - GO - Atrás do Posto Petrobras

contato@betesdaanapolis.com.br - 62 3311-1938

Agência Martins