Amor e Sofrimento
Foi Porque Deus tanto amou, que a si mesmo se entregou (Sofreu)
Quem mais amou mais sofreu. Isaias fala do Servo Sofredor. “Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Porque foi subindo como renovo perante Ele e como raiz de terra seca, não tinha aparência nem formosura, beleza alguma havia que lhes agradassem. Era homem de dores, que sabe o significado de padecer, objeto de vergonha , escondiam o rosto ao vê-lo passar. Mas ele foi traspassado, moído e humilhado por nossas próprias transgressões, levou sobre si nossas dores e por suas pisaduras fomos sarados”. Isaias 53.
Sofrimento me parece, não opção para o amor, não escolho sofrer quando decido amar. Sofrimento me parece condição , ou seja decido sofrer quando decido amar.
Quem quer viver sem sofrer decida viver sem amar, uma vida sem cumplicidades e comprometimentos, também será uma vida sem compaixão. A omissão produz um coração gelado o que é sem duvida a melhor opção para uma vida confortavelmente distante da dor.
As muitas decepções no amor inibe novas possibilidades de amar. Alguns que tiveram e perderam tem medo de voltar a ter por medo de voltar a sofrer.
Tende vos mesmos o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus… Que sentimento? C o m p a i x a o , a dor de todos e de cada um, do cego, do Leproso, do excluído da adultera, do solitário da criança do velho, era na verdade a dor latente na alma de Jesus. O muito amor de Jesus produzia a muita dor, capaz de abrir um buraco em seu coração, canal da graça veiculo do milagre. Porque seus milagres , Jesus não os fazia por usurpar o poder de Deus ( porque a si mesmo se esvaziou assumindo a forma de homem, não usurpando ser igual a Deus Filipenses 2.5 ) . assim, o milagre era, sua absurda capacidade de sofrer. Seu maior amor produziu seu maior sofrimento, a cruz. “Porque foi de tal maneira que Deus amou que a si mesmo se entregou, que deu seu filho unigênito para que todo o que nele Creia não pereça mas tenha vida e vida eterna”João 3.16 .
Porque O amor tudo sofre…
vale a pena amar se o resultado for o sofrer? Se quem mais ama mais sofre, ou quem mais tem mais perde? Sim. Porque …
O Amor tudo espera… porque quem ama não sofre no desespero mas constrói esperanças para depois , porque… quem por amor perde, por amor achá-lo a, quem por amor sofre, por amor consolado será. Veja o que aconteceu ao patriarca Jó; tinha uma vida regada a prosperidade e paz, até o dia do grande furacão. Perdeu tudo e sofreu todas as maiores decepções; contudo o que mais me impressiona na vida desse servo de Deus é seu coração decido e bem resolvido nos possibilidades da reconstrução. Jó bem poderia se negar a ter de volta uma família, filhos e esposa, tamanha fora sua dor; porem ele conheceu a “graça de Deus” não de ouvir falar mas de falar e ouvir no centro do redemoinho no meio do furacão. Jó foi curado de alma e o amor curado na alma tudo suporta, tudo crê, tudo espera Porque…
O Amor Jamais acaba… o amor é eterno. A ressurreição de Jesus é a ressurreição do Amor , é também dizer que o amor, é a ultima palavra do amor e não a dor. Quando se ama, absurda e incondicionalmente, e se perde; perde-se tudo absurda e incompreensivelmente, porem jamais desesperadamente. Porque não se perde e nunca acaba aquilo que se constrói em amor. A Glória a eternidade e o céu serão o triunfo de amar, sofrer e amar.
“Quem tem medo de ter por medo de perder, nunca de fato o terá. Porque quem perder por amor, por amor no céu o achará”.
“Se Alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. “Mateus 16.24-25.